Educação Ambiental

A expressão Educação Ambiental (Environment Education) foi utilizada pela 1ª vez em 1965, na Inglaterra. Em 1969 foi lançado nos Estados Unidos o Jornal de Educação Ambiental (Journal of EE) e, em 1970, os Estados Unidos aprovou a 1ª Lei sobe EA.

No Brasil, a Lei Federal 9.795, de 27 de abril de 1999, instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, caracterizando a Educação Ambiental como um conjunto de processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais (conhecimentos, habilidades e atitudes) voltados para a conservação do meio ambiente. Estes valores se constituem um bem de uso comum essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade ambiental.
Entre os objetivos da Educação Ambiental destacam-se:

  • O desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente, envolvendo os aspectos ecológicos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos etc;
  • A liberdade de informações sobre aspectos ambientais;
  • O desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os aspectos ambientais e sociais da sociedade;
  • O incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio ambiental, considerando a qualidade ambiental como um valor insubstituível da sociedade;
  • Buscar a mudança de atitudes e posturas que são incompatíveis com os princípios da EA;
  • Negar toda ação que atente contra a vida, em todas as suas dimensões;

A Consultoria Ambiental desenvolve ações de Educação Ambiental em programas sociais de empresas, instituições, escolas, órgãos governamentais, canteiro de obras etc.